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sábado, 19 de maio de 2012

Entenda o que é Sustentabilidade Corporativa


O que é?

A Sustentabilidade Corporativa baseia-se em um novo modelo de gestão de negócios, onde a atuação nas dimensões social e ambiental, aliada a boas práticas de governança, interfere positivamente na dimensão econômica, agregando valor à companhia.

É uma visão de negócios de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia - triple bottom line (ou tripé resultado econômico-financeiro X resultado social X resultado ambiental).



Sustentabilidade Corporativa não é:
Assistencialismo.
Filantropia.
Sustentabilidade Corporativa não passa por apenas cumprir as regras legais, mas por ir além das mesmas (beyond compliance).
Implementar os conceitos da Sustentabilidade Corporativa é uma aposta positiva no médio e longo prazo e esta é uma agenda fundamental para quem se diferencia pelo seu compromisso com as gerações futuras.


Pré-requisitos para a Gestão da Sustentabilidade
A motivação para a sustentabilidade está ligada a exigências de stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, financiadores, etc) e ao mapeamento de riscos e oportunidades, mas também aos direcionadores internos de valor da empresa e ao papel exercido pela liderança da empresa no tema.
A mudança cultural necessária consiste em entender e mensurar os efeitos positivos para o negócio da aplicação do conceito do triple bottom line, em cada ação do dia-a-dia.
A capacidade de implementação depende da identificação de forças e fraquezas ligadas à sustentabilidade e à utilização efetiva de 
ferramentas de gestão na incorporação da sustentabilidade à estratégia de negócios, aos sistemas de gestão e avaliação de desempenho e, em muitos casos, aos critérios de remuneração variável dos executivos. 

Ferramentas para a Gestão da Sustentabilidade
Planejamento Estratégico integrando o conceito da sustentabilidade.
Avaliação de desempenho de estratégias.
Avaliação econômica, social e ambiental de projetos.
Definição de Políticas (ambiental, social, ética, sustentabilidade).
Definição de metas e adequação de processos ambientais e sociais.
Mapeamento e gerenciamento de riscos.
Mensuração de resultados do negócio (ex: EVA).
Avaliação e gestão de ativos intangíveis.
Pesquisas e relacionamento com stakeholders (comunidades do entorno, formadores de opinião, mercados de capitais, etc).
Treinamento, conscientização e desenvolvimento de colaboradores.
Relatório de Sustentabilidade.

Desafios da área de RH
Promover o engajamento do público interno.
Motivação.
Educação sobre o tema.
Valorizar a diversidade.
Mapeamento de riscos e oportunidades.
Estímulo à inovação.
Garantir equidade de tratamento.
Atrair e reter talentos.

Não esqueça:
O desenvolvimento sustentável requer a multiplicação dos agentes implementadores do conceito, dentre os quais as corporações devem assumir a liderança, apoiadas em parcerias.
A inovação tecnológica é fundamental para promover a utilização eficiente dos recursos naturais.
A temática da Sustentabilidade Corporativa é muito recente na agenda da sociedade, dos governos, do mercado financeiro e das corporações.
Iniciativas importantes no mundo e no Brasil mostram que a busca da sustentabilidade é uma tendência irreversível.

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Entenda o que é Sustentabilidade Corporativa


O que é?

A Sustentabilidade Corporativa baseia-se em um novo modelo de gestão de negócios, onde a atuação nas dimensões social e ambiental, aliada a boas práticas de governança, interfere positivamente na dimensão econômica, agregando valor à companhia.

É uma visão de negócios de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia - triple bottom line (ou tripé resultado econômico-financeiro X resultado social X resultado ambiental).



Sustentabilidade Corporativa não é:
Assistencialismo.
Filantropia.
Sustentabilidade Corporativa não passa por apenas cumprir as regras legais, mas por ir além das mesmas (beyond compliance).
Implementar os conceitos da Sustentabilidade Corporativa é uma aposta positiva no médio e longo prazo e esta é uma agenda fundamental para quem se diferencia pelo seu compromisso com as gerações futuras.


Pré-requisitos para a Gestão da Sustentabilidade
A motivação para a sustentabilidade está ligada a exigências de stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, financiadores, etc) e ao mapeamento de riscos e oportunidades, mas também aos direcionadores internos de valor da empresa e ao papel exercido pela liderança da empresa no tema.
A mudança cultural necessária consiste em entender e mensurar os efeitos positivos para o negócio da aplicação do conceito do triple bottom line, em cada ação do dia-a-dia.
A capacidade de implementação depende da identificação de forças e fraquezas ligadas à sustentabilidade e à utilização efetiva de 
ferramentas de gestão na incorporação da sustentabilidade à estratégia de negócios, aos sistemas de gestão e avaliação de desempenho e, em muitos casos, aos critérios de remuneração variável dos executivos. 

Ferramentas para a Gestão da Sustentabilidade
Planejamento Estratégico integrando o conceito da sustentabilidade.
Avaliação de desempenho de estratégias.
Avaliação econômica, social e ambiental de projetos.
Definição de Políticas (ambiental, social, ética, sustentabilidade).
Definição de metas e adequação de processos ambientais e sociais.
Mapeamento e gerenciamento de riscos.
Mensuração de resultados do negócio (ex: EVA).
Avaliação e gestão de ativos intangíveis.
Pesquisas e relacionamento com stakeholders (comunidades do entorno, formadores de opinião, mercados de capitais, etc).
Treinamento, conscientização e desenvolvimento de colaboradores.
Relatório de Sustentabilidade.

Desafios da área de RH
Promover o engajamento do público interno.
Motivação.
Educação sobre o tema.
Valorizar a diversidade.
Mapeamento de riscos e oportunidades.
Estímulo à inovação.
Garantir equidade de tratamento.
Atrair e reter talentos.

Não esqueça:
O desenvolvimento sustentável requer a multiplicação dos agentes implementadores do conceito, dentre os quais as corporações devem assumir a liderança, apoiadas em parcerias.
A inovação tecnológica é fundamental para promover a utilização eficiente dos recursos naturais.
A temática da Sustentabilidade Corporativa é muito recente na agenda da sociedade, dos governos, do mercado financeiro e das corporações.
Iniciativas importantes no mundo e no Brasil mostram que a busca da sustentabilidade é uma tendência irreversível.

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