Para quem tem um pequeno quintal ou até uma pequena varanda porque não plantar morangos em tabuleiros ou vasos? Fica barato, tem morangos a custo zero e bem mais saborosos.
Os morangos que produzo para consumo próprio são completamente biológicos, pois não levam nem adubos nem pesticidas. Para quem quiser experimentar este método aqui vai a dica.
No primeiro ano pode-se só plantar um tabuleiro/vaso, e nos anos seguintes aumentar a produção, pois no tabuleiro/vaso inicial vão nascendo novos morangueiros que no segundo ano se podem plantar noutro tabuleiro/vaso.
1º - Arranjar um tabuleiro/vaso.
2º - Plantar os pés de morango, atenção que tem de ter espaço suficiente para depois plantar os morangueiros a uma distância de +-20 cm entre cada pé. No fundo do tabuleiro/vaso fazer sempre um buraco para escoar a água quando forem regados os morangueiros.
3º - Encher o tabuleiro/vaso com terra e estrume.
4º - Regar bem a terra e deixar abater (não se devem plantar imediatamente os morangueiros, pois a terra vai abater).
5º - Após isso plantar os morangueiros, nos respectivos buracos.
6º - A rega é feita gota a gota. Uma mangueira ligada á torneira, que passa por cima do tabuleiro/vaso, coloque um bico de gota a gota, e espete um pau no meio do tabuleiro/vaso para agarrar a mangueira.
7º - Rego cerca de 2 vezes por semana, toda a noite, abro só um pouco da torneira, de forma a sair no bico da gota a gota, um pingo de água. De manhã estão completamente regados e gasto pouca água. Nos meses de maior calor rego todas as noites.
Vantagens deste tipo de plantação:
- Menos espaço para produzir muitos mais morangos
- Não nascem ervas daninhas
- Gasta-se menos água
- Os morangos apodrecem menos, pois não ficam um contacto com o chão e a água.
Agora no inverno estou a pensar em arranjar uma estufa para ter morangos fora da época de produção normal.
Depois lá para Abril-Maio já deve conseguir comer os primeiros morangos...
0 comentários:
Postar um comentário